Blog

Dunlop inicia produção no Brasil de pneus para caminhões e ônibus

A Sumitomo Rubber do Brasil, empresa japonesa detentora da marca de pneus Dunlop, acabou de começar a produzir os primeiros pneus voltados ao segmento de carga no país, desde o começo de março deste ano. O anúncio é resultado do investimento de R$465 milhões para a recente instalação de novos equipamentos de produção em sua fábrica brasileira. 
 
A decisão de passar a produzir nacionalmente para o segmento de pesados se deve a dois motivos principais: garantir um fornecimento mais estável de pneus para caminhões e ônibus para o mercado brasileiro e minimizar os riscos ligados à importação desses produtos, a exemplo das variações cambiais.  
 
A fábrica da Dunlop está localizada no município paranaense de Fazenda Rio Grande e tem capacidade para produzir 500 pneus de caminhões e ônibus por dia. O planejamento da companhia está focado em aumentar essa capacidade para 1.000 pneus por dia até o final de 2020. Atualmente, a planta também produz 16.800 pneus de passeio e caminhonete, diariamente. 
 
A Dunlop já comercializava pneus para caminhões e ônibus no país, importando o produto de suas outras fábricas espalhadas pelo mundo. No entanto, graças ao recente início da produção local, a marca está agora mais preparada ainda para garantir um fornecimento constante de pneus para os pesados no país e projeta que, em um futuro próximo, o segmento de pneus de carga cresça de 2 a 3% ao ano. 
 
Com seus investimentos, a Dunlop reafirma seu compromisso em fortalecer ainda mais seu negócio no país.  
 
Fábrica da Dunlop no Brasil 
                            Representante: Yoshinori Wakitani (Presidente) Início da operação: outubro de 2013 Estabelecimento: julho de 2011 Âmbito do Negócio: fabricação e venda de pneus para carros de passeio e caminhonetes Capacidade produtiva: 16.800 pneus/dia Nº de funcionários: 1.307 
 
Perfil da Fábrica de Pneus para Caminhões e Ônibus Início da produção: março de 2019 Espaço de Construção: Aprox. 13,400m2 Capacidade de Produção: 1.000 Pneus / Dia (Planejada para o Final de 2020)